sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Definição e origem do sobrenome Wirtzbiki

Wierzbicki significa “natural ou habitante de Wierzbica”. Wierzbica é um território do noroeste da Polônia, que faz fronteira com a Alemanha e que assim é nomeada pela presença abundante de ‘Wierzba’ na sua região. Wierzba é o nome polaco do salgueiro, nome das plantas do gênero Salix, da família Salicaceae. O nome Salix provavelmente é oriundo do celta e significa ‘próximo da água’. A casca do tronco do Salix é utilizada para a produção da aspirina, e é justamente da forma latina do salgueiro(Salix) que se deriva o nome Ácido acetilsalicílico. Do salgueiro também se produz o vime, que tão importante é na tradicional cestaria e produção de mobiliário artesanal.


Guethner Wirtzbiki.

4 comentários:

Davi Bemol disse...

que paia!
nunca mais vou lamber um salgueiro!
sou alérgico a AAS
tô brincando, interessante sua origem. mas como é que se pronuncia?

Unknown disse...

Tem certeza? Meu sobrenome é Wierrbicki que deriva de Wierbitski e segundo informações era da região da Cracóvia. É que estou pesquisando a origemda família e careço de informações documentais, onde posso achar? tem sugestões.
Obrigado.
Mauri Wierrbicki

Dicas RH disse...

Boa noite. Minha avó era Wiersba, mas não tenho grandes informações. Você tem maiores detalhes sobre a família, origem e etc?

Unknown disse...

Quem massa! Valeu primo!